Financiar imóvel em Portugal pode ser muito mais fácil do que você imagina. De fato, o procedimento é muito comum, inclusive para estrangeiros que desejem comprar imóveis no país.
Além disso, o valor mensal do financiamento pode sair até mais barato que um aluguel. Então, muitas vezes vale a pena comprar um imóvel mesmo antes de se mudar para Portugal.
Sem burocracia para comprar imóvel em Portugal
Para comprar um imóvel em Portugal, não há necessidade de ter visto nem cidadania europeia. Aliás, quem adquire um ou mais imóveis quem somem o valor de 500 mil euros pode receber o Golden Visa, para morar no país.
Quem for fechar o negócio à vista, só precisará registrar a escritura em um cartório. Há, ainda, a opção de financiamento com juros de até 4% ao ano, por exemplo.
São muitas as vantagens de investir no setor imobiliário em Portugal. Poder financiar um imóvel com ótimas condições é, sem dúvida, um dos aspectos favoráveis.
Como financiar e comprar um imóvel em Portugal
O processo é semelhante ao da compra à vista, incluindo os mesmos documentos necessários. No entanto, o futuro proprietário deve desembolsar antes da celebração do contrato cerca de 30% do valor do imóvel.
O restante pode ser financiado por um banco em até 50 anos no caso de imóveis novos, cujo prazo é geralmente mais longo. A taxa mais usada nos financiamentos imobiliários em Portugal é a Euribor de seis meses. Mas, o financiamento pode ser realizado com taxa fixa também.
O futuro proprietário precisa comprovar que financiou o saldo da compra do imóvel no ato da celebração do contrato.
Além disso, Portugal exige que donos de imóveis ou seus representantes tenham domicílio no país ou em outras nações da União Europeia. Assim, o comprador residente no Brasil precisa ser representado por uma pessoa ou empresa local, como um procurador ou um escritório de advogados.
É dessa pessoa ou entidade que o fisco português cobrará os impostos referentes à manutenção da propriedade.
Quem pode pedir financiamento?
É uma excelente notícia saber que os bancos portugueses concedem crédito para estrangeiros. E, sem dúvida, o procedimento é mais fácil que no Brasil, com condições melhores.
Claro que ter autorização de residência para morar no país lusitano pode ajudar, mas tampouco é uma condição absoluta. Inclusive, pode ser um excelente caminho comprar um imóvel antes mesmo de ir morar em Portugal, em vez de alugar (ou arrendar), como veremos.
Então, poderá pedir financiamento o nacional ou estrangeiro, que seja portador de autorização de residência ou não. Mas, sempre será necessário comprovar a renda exigida pelo banco, sendo devidamente representado, se for o caso.
Além disso, o interessado deverá ter a possibilidade de arcar com as despesas iniciais do procedimento de compra e investimento imobiliário.
Quais são os documentos pessoais necessários para financiar imóvel em Portugal?
Separamos uma lista dos documentos que costumam ser solicitados pelo bancos e instituições de crédito para financiar imóvel em Portugal:
- NIF (Número de Identificação Fiscal);
- Passaporte brasileiro válido (preferencialmente que não vá vencer pelos próximos 6 ou 12 meses);
- Autorização de Residência e Visto (se você tiver, não sendo obrigatório);
- Contra-cheques ou recibos de pagamento (pelo menos dos últimos 3 meses);
- Declaração do Imposto de Renda (preferencialmente, dos últimos 3 anos);
- Extratos bancários (pelo menos dos últimos 3 meses. Melhor ainda se for dos últimos 6 meses, de todas as suas contas, no Brasil e também no exterior, se houver);
- Contrato de Trabalho, Carteira da Trabalho assinado ou outro comprovante afim.
Além destes documentos, outros podem auxiliar, como a Certidão de Antecedentes Criminais emitida pela Polícia Federal ou pelo país em que você tenha residido.
Além disso, também convém juntar a Certidão do Registo Criminal emitida em Portugal e até a Declaração de Idoneidade que é emitida pelo SERASA/SPC.